• Resumo

    SEGURANÇA DE DADOS E SEU IMPACTO NA CRIAÇÃO DE VALOR: ANALISANDO AS PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR NOS ESTADOS UNIDOS

    Data de publicação: 25/06/2025

    Objetivo: A segurança de dados se tornou uma preocupação essencial para as empresas, pois influencia diretamente a confiança entre consumidores e empresas. Violações de dados e ataques cibernéticos estão se tornando mais frequentes, destacando a necessidade de fortes medidas de segurança, pois as consequências de uma violação de dados podem ser devastadoras, levando a perdas financeiras, danos à reputação e desconfiança das partes interessadas. Nesse sentido, nosso propósito é analisar práticas de segurança de dados que criam valor para os consumidores.

    Design/metodologia/abordagem: Para explorar as práticas de segurança da informação, foi aplicada uma abordagem descritiva exploratória. Inicialmente, exploramos o banco de dados JUST Capital 2020 com 922 empresas divididas em seis setores e identificamos aquelas mais reconhecidas pelos consumidores por suas ações de segurança de dados. Em um segundo momento, analisamos relatórios anuais para entender quais ações relacionadas ao tema as empresas adotam.

    Principais resultados: Analisamos dados de 922 empresas listadas nos EUA e descobrimos que o setor de tecnologia da informação teve as maiores pontuações em segurança de dados, enquanto o setor de manufatura teve a menor classificação. Quase 48% das empresas tinham medidas de segurança fracas, destacando vulnerabilidades generalizadas. Encontramos um padrão de melhores práticas das empresas que promovem mais valor aos consumidores em relação à segurança de dados, como seguir políticas regulatórias, ter programas de gerenciamento de risco, promover auditorias e inspeções internas e externas e alocar pessoal focado na segurança de dados.

    Originalidade: A originalidade do nosso estudo está na análise da percepção de valor do consumidor relacionada às variáveis ​​de segurança de dados ao validar o uso de um novo e promissor banco de dados na pesquisa de gerenciamento de stakeholders. Além disso, nossas descobertas destacam a crescente necessidade de maior proteção de dados, especialmente em setores onde isso ainda não é uma prioridade.

    Limitações/implicações da pesquisa: Nosso estudo contribui para a literatura de gerenciamento de stakeholders sobre criação de valor ao investigar a percepção de valor do consumidor em relação à segurança de dados, expondo tanto o grau de importância que os consumidores atribuem a essa questão quanto às consequências que afetam o comportamento das empresas.

    Implicações práticas: Identificamos as melhores práticas de segurança de dados adotadas por empresas e analisamos padrões que influenciam decisões gerenciais, como preocupações com sanções financeiras e danos potenciais à reputação da marca no caso de uma violação de dados. Em suma, nossas descobertas sugerem que, para atender às demandas do consumidor e criar valor, as empresas devem implementar uma estratégia de segurança com autenticação forte, criptografia e gerenciamento de risco.

  • Referências

    Acquisti, A., Brandimarte, L., & Loewenstein, G. (2015). Privacy and human behavior in the age of information. Science, 347(6221), 509-514.

    Ahmad, H. I. (2020). Doing Better by Doing Good: Discussing the Value Potential of Selected “Just Companies”. International Journal of Financial Research, 11(2), 40-50.

    Anthem. (n.d.). Privacy & security standards. Anthem Corporate Responsibility. https://anthemcorporateresponsibility.com

    Barocas, S., & Nissenbaum, H. (2014). Big data’s end run around procedural privacy protections. Communications ofthe ACM, 57(11), 31–33. https://doi.org/10.1145/2668897

    Barney, J. (2018). Editor’s comments: Positioning a theory paper for publication. Academy of management review, 43(3), 345-348.

    Boaventura, J. M. G., Bosse, D. A., Manuela Cunha de Mascena, K., &Sarturi, G. (2020). Value distribution to stakeholders: The influence of stakeholder power and strategic importance in public firms. Long Range Planning, 53(2), 101883. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2019.05.003

    Boaventura, J. M. G., Cardoso, F. R., da Silva, E. S., & da Silva, R. S. (2009). Teoria dos Stakeholders e Teoria da Firma: Un estudo sobre a hierarquização das funções-objetivo em empresas brasileiras. Revista Brasileira de Gestao de Negocios, 11(32), 289–307. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i32.378

    Campos, D., & dos Reis Carreiro, F. (2024). Compliance e gestão de riscos em tempos de inovação e disrupção digital. Revista de Gestão e Secretariado, 15(4), e3743-e3743.

    Chaorasiya, V., & SHRIVASTAVA, A. (2015). A survey on big data: techniques and technologies. International Journal of Research and Development in Applied Science and Engineering, 8(1), 1-4.

    Donaldson, T., & Preston, L. E. (1995). The Stakeholder Theory of The Corporation: Concepts, Evidence, And Implications and from the specific comments of many people, including Professors Aupperle. Academy of Management Review, 20(1), 65–91. https://doi.org/10.5465/amr.1995.9503271992

    Farhad, M. A. (2024). Consumer data protection laws and their impact on business models in the tech industry. Telecommunications Policy, 48(9), 102836. https://doi.org/10.1016/j.telpol.2024.102836

    Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. In Strategic Management: A Stakeholder Approach. https://doi.org/10.1017/CBO9781139192675

    Freeman, R. E., Harrison, J. S., Wicks, A. C., Parmar, B. L., & De Colle, S. (2010). Stakeholder theory: The state of the art.

    Freeman, R. E. (2011). Managing for Stakeholders. SSRN Electronic Journal, 1–22. https://doi.org/10.2139/ssrn.1186402

    Günther, W. A., Mehrizi, M. H. R., Huysman, M., & Feldberg, F. (2017). Debating big data: A literature review on realizing value from big data. The Journal of Strategic Information Systems, 26(3), 191-209. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2017.07.003

    Harrison, J. S., Bosse, D. A., & Phillips, R. A. (2010). Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic management journal, 31(1), 58-74. https://doi.org/10.1002/smj.801

    Harrison, J. S., & Wicks, A. C. (2013). Stakeholder Theory, Value, and Firm Performance. Business Ethics Quarterly, 23(1), 97–124. https://doi.org/10.5840/beq20132314

    IBM. (2023). IBM Security X-Force Threat Intelligence Index 2023. IBM. https://www.ibm.com/reports/threat-intelligence

    International Organization for Standardization & International Electrotechnical Commission. (2013). ISO/IEC 27002:2013 – Information technology – Security techniques – Code of practice for information security controls. ISO. https://www.iso.org

    JUST Capital. (2020). Amidst Crisis, What Americans Want From Corporate America. October. Retrieved from: https://accounts.justcapital.com/download?file=8e34607577671197b1205f745d0ab170

    JUST Capital. (2020, October). Amidst crisis, what Americans want from corporate America. [Relatório]. JUST Capital. https://accounts.justcapital.com/download?file=8e34607577671197b1205f745d0ab170

    JUST Capital. (2023). JUST Capital’s quarterly review of stakeholder performance: Q4 2023. JUST Capital. https://justcapital.com/reports/just-capitals-quarterly-review-of-stakeholder-performance-q4-2023/

    JUST Capital. (n.d.). Mission & impact. JUST Capital. https://justcapital.com/mission-impact/

    Liu, C., & Babar, M. A. (2024). Corporate cybersecurity risk and data breaches: A systematic review of empirical research. Australian Journal of Management, 03128962241293658.

    Lopes, I. M., Guarda, T., & Oliveira, P. (2019). How ISO 27001 Can Help Achieve GDPR Compliance. Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, 2019-June(June), 1–6. https://doi.org/10.23919/CISTI.2019.8760937

    Martin, K. D., Borah, A., & Palmatier, R. W. (2017). Data Privacy: Effects on Customer and Firm Performance. Journal of Marketing, 81(1), 36-58. https://doi.org/10.1509/jm.15.0497

    Madsen, A. K. (2015). Between technical features and analytic capabilities: Charting a relational affordance space for digital social analytics. Big Data and Society, 2(1), 1–15. https://doi.org/10.1177/2053951714568727

    Nikiforova, A. (2022, April). Data security as a top priority in the digital world: preserve data value by being proactive and thinking security first. In The International Research & Innovation Forum (pp. 3-15). Cham: Springer International Publishing.

    NSFOCUS, Inc. (2019a). Cybersecurity insights. InTech, 66(2).

    NSFOCUS, Inc. (2019b). Vulnerability and threat trends research report 1-day. NSFOCUS.

    Orbik, Z., & Zozuľaková, V. (2019). Corporate Social and Digital Responsibility. Management Systems in Production Engineering, 27(2), 79–83. https://doi.org/10.1515/mspe-2019-0013

    Parmar, B. L., Freeman, R. E., Harrison, J. S., Wicks, A. C., Purnell, L., & De Colle, S. (2010). Stakeholder theory: The state of the art. The academy of management annals, 4(1), 403-445. https://doi.org/10.1080/19416520.2010.495581

    Priem, R. L. (2007). A consumer perspective on value creation. Academy of Management Review, 32(1), 219–235. https://doi.org/10.5465/AMR.2007.23464055

    Santos, R. de O. S., Jr., Uchôa, M. T., Olar, A. I., & Boaventura, J. M. G. (2024). Value Distribution to Stakeholders: Insights from U.S. Publicly Traded Companies. Revista Ciências Administrativas, 30, 1-17. DOI: http://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14322

    Shankar, N., & Mohammed, Z. (2020). Surviving data breaches: A multiple case study analysis. Journal of Comparative International Management, 23(1), 35-54. https://doi.org/10.7202/1071508ar

    Soares, C. S., Sarturi, G., & Boaventura, J. M. G. (2014). Afinal, o que é distribuir valor para os stakeholders? Engema, 17.

    Soares de Souza, T., & Tomei, P. A. (2024). CULTURA ORGANIZACIONAL E LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD). Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 18(4).

    Solove, D. J. (2013). Introduction: Privacy self-management and the consent dilemma. Harvard Law Review, 126(7), 1880–1903.

    Someh, I., Davern, M., Breidbach, C. F., & Shanks, G. (2019). Ethical issues in big data analytics: A stakeholder perspective. Communications of the Association for Information Systems, 44(1), 718–747. https://doi.org/10.17705/1CAIS.04434

    Surfshark. (2024). Data breach recap 2024. Surfshark. https://surfshark.com/research/study/data-breach-recap-2024

    Tankard, C. (2016). What the GDPR means for businesses. Network Security, 2016(6), 5–8. https://doi.org/10.1016/S1353-4858(16)30056-3

    Valentinov, V., & Chia, R. (2022). Stakeholder theory: A process-ontological perspective. Business Ethics, the Environment & Responsibility, 31(3), 762–776. https://doi.org/10.1111/beer.12441

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal