DIRECIONADORES ESTRATÉGICOS EM PROGRAMAS DE LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL.
Data de publicação: 23/07/2012
A Logística Reversa vem adquirindo crescente interesse acadêmico e empresarial. Os volumes
transacionados, a intensa variedade de produtos, a redução do ciclo de vida dos produtos, o aumento
de legislações ambientais, a necessidade das empresas se diferenciarem e a satisfação de múltiplos
interesses justifi cam a maior preocupação empresarial em organizar a logística de retorno de mercadorias
não consumidas ou já consumidas, recuperando valor de alguma natureza. A bibliografi a menciona
diversos direcionadores estratégicos que justifi cariam programas empresarias de logística reversa. Foram
examinadas cinco categorias de direcionadores em uma amostra de 44 programas de logística reversa,
sendo suas características principais analisadas à luz de uma grade de atributos qualitativos construída
especialmente para a pesquisa. Entre outros resultados, a amostra estudada apresentou a seguinte
distribuição porcentual de categorias de direcionadores nos casos analisados: 50% dos casos foram
classifi cados na categoria de direcionador “econômico”, 25% na de “prestação de serviços aos clientes”,
16% na de direcionador “ecológico”, 11% na de “imagem corporativa” e 7% na categoria “legal”.