POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA LIVRARIA CULTURA
Data de publicação: 16/07/2013
Os principais autores da área de Gestão de Pessoas (GP), como Legge (2006) e Wilkinson, Bacon, Redman
e Snell (2010), concordam que as pessoas assumiram papel estratégico e relevante nas organizações.
Considerando que as políticas de GP precisam contribuir para um maior comprometimento e satisfação no
trabalho, esta pesquisa propôs-se a avaliar a relação existente entre tais variáveis, segundo a percepção dos
colaboradores da Livraria Cultura, filial Brasília. Foram feitas análises de regressão linear múltipla padrão e
hierárquica para testar e confirmar as relações dos modelos propostos. Os resultados confirmaram que as
políticas de GP são preditoras do comprometimento organizacional e, mais ainda, da satisfação no trabalho.
Esta pesquisa contribui para o avanço de estudos da área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional,
apresentando uma maneira inovadora de mensurar políticas de GP e, para a organização pesquisada,
serve como um diagnóstico, subsidiando os gestores da empresa em suas tomadas de decisão no afã de
melhorar a satisfação e o comprometimento de seus colaboradores, o que pode traduzir-se em resultados
organizacionais superiores. Limitações e recomendações para estudos futuros são discutidas.