[CURSO: MÚSICA]
O presente artigo traz relatos de uma pesquisa-ação, proveniente da experiência do Estágio Supervisionado do 5º período do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, realizado no Grupo Escolar Carlos de Paula Seára. Inspiradas no tema Florescendo a Natureza Musical, o objetivo principal foi de proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais por meio da exploração sonora de elementos presentes na natureza, aprimorando a prática com a canção Filhote do filhote. A questão problema se constituiu em relacionar os sons da natureza com propriedades do som, e na busca por materiais alternativos que dessem sentido à sonorização da canção escolhida. A metodologia e análise dos dados utilizou-se de abordagem qualitativa. Neste sentido, a fundamentação teórica das atividades desenvolvidas ao longo das pesquisas de intervenção se deu através de FRANÇA (2011), CAMPOS (2013), SCHAFER (1991) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Os resultados apontaram contribuições à área da educação ambiental, relativas à prática de musicalização, ao apresentar um desempenho harmônico dos alunos por meio da apreciação e performance, propondo e discutindo sobre questões do meio ambiente que promoveram sua aprendizagem musical.
Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017