• Resumo

    [31] LITERATURA E FANTOCHES NOS ANOS INICIAIS: AMPLIANDO AS LINGUAGENS, PROMOVENDO A ESCRITA E A INCLUSÃO

    Data de publicação: 06/10/2017

    [CURSO: PEDAGOGIA]

    O artigo apresenta a experiência realizada no curso de Pedagogia da Univali, campus Biguaçu, durante o Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, realizado na turma do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Antônio Carlos. O objetivo do artigo é compreender como se constituem os saberes da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma prática inclusiva e coerente com as especificidades da faixa etária das crianças que ingressam nessa etapa da Educação Básica. Por meio de uma sequência didática as crianças foram desafiadas a promover a inclusão de uma fantoche com deficiência física a qual permaneceu na cadeira de rodas e frequentou todos os espaços que as crianças do 1º ano frequentam. O plano de ação foi desenvolvido durante o Estágio Supervisionado, tendo como etapas o período da observação, da ação pedagógica e da docência. Coerente com a abordagem da pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio de protocolos de observação, diário de campo, registros escritos e fotográficos. Os resultados indicam que o brincar para as crianças de seis anos também é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, bem como é importante abordarmos a temática da inclusão por meio da sensibilização e ludicidade.

Revista de Divulgação Interdisciplinar

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017

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