RESUMO: O presente artigo focaliza a aprendizagem criativa no contexto da educação musical escolar, sob a perspectiva de um grupo de trinta e cinco crianças matriculadas no sexto ano do ensino fundamental, explorando questões desde a experimentação sonora livre, passando pela criação mais definida, até chegar à reflexão destes elementos, resultando no valor musical desejado. Tal discussão resulta de pesquisa qualitativa, feita durante a disciplina de Estágio Supervisionado do 7º período do curso de Licenciatura em Música da UNIVALI, realizado por dois acadêmicos no Colégio Cenecista Antônio Pedro Fayal em Itajaí. O objetivo foi promover atividades de criação, apreciação e execução musical com materiais alternativos, visando uma composição musical e sua gravação em áudio. Foram realizadas 01 visita técnica, 01 aula diagnóstica e 10 intervenções, tendo a problemática de como lidar com um número elevado de alunos em sala por meio de atividades de prática musical. A análise dos resultados destaca as concepções dos alunos sobre música, o contexto em que se deu a produção da composição, bem como as condições dos professores para a realização da pesquisa da prática pedagógica. Os alunos puderam conhecer diferentes maneiras de se fazer música, experimentar sons em instrumentos musicais não convencionais, exercitar as habilidades rítmicas, e desenvolver a criatividade ao criarem músicas.
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Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.
Ano de criação: 2013
Ano de encerramento: 2017