• Resumo

    A análise estrutural da narrativa barthesiana e a série televisiva The Handmaid's Tale

    Data de publicação: 08/12/2023

    Este artigo propõe uma análise do episódio piloto da série televisiva The Handmaid’s Tale, sob a perspectiva da Teoria de Análise Estrutural da Narrativa de Roland Barthes (2001). Para isso, buscou-se reconhecer as unidades que compõem a estrutura narrativa do episódio individualmente, para sua posterior relação com os diferentes níveis de profundidade. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica com aprofundamento na teoria de análise proposta por Roland Barthes, utilizada como instrumento de análise do objeto de pesquisa. Assim, identificou-se a distribuição dos elementos narrativos fundamentais para a construção da narrativa seriada, organizados em forma de quadros. Como resultado, observou-se a importância da estrutura na formação da narrativa, principalmente audiovisual, para prender a atenção e manter o interesse do espectador.

  • Referências

    BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses home-opáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

    BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural das narrativas. In: ______. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 103-152.

    JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.

    MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001.

    MILLER, Bruce. The handmaid’s tale. Hulu, 2017.

    SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 241-252, jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gal/v14n27/20.pdf> Acesso em: 14 fev. 2020.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal