Este artigo propõe uma análise do episódio piloto da série televisiva The Handmaid’s Tale, sob a perspectiva da Teoria de Análise Estrutural da Narrativa de Roland Barthes (2001). Para isso, buscou-se reconhecer as unidades que compõem a estrutura narrativa do episódio individualmente, para sua posterior relação com os diferentes níveis de profundidade. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica com aprofundamento na teoria de análise proposta por Roland Barthes, utilizada como instrumento de análise do objeto de pesquisa. Assim, identificou-se a distribuição dos elementos narrativos fundamentais para a construção da narrativa seriada, organizados em forma de quadros. Como resultado, observou-se a importância da estrutura na formação da narrativa, principalmente audiovisual, para prender a atenção e manter o interesse do espectador.
BALOGH, Anna Maria. O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses home-opáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural das narrativas. In: ______. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 103-152.
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001.
MILLER, Bruce. The handmaid’s tale. Hulu, 2017.
SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 241-252, jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gal/v14n27/20.pdf> Acesso em: 14 fev. 2020.
Copyright (c) 2023 Manoela de Oliveira Zabotti , Claudia Nandi Formentin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).