• Resumo

    Um olhar dos estudantes sobre participação, privacidade e exposição na internet

    Data de publicação: 01/07/2025

    A digitalização da comunicação por meio de troca de informações e mensagens abre espaço para as relações sociais, levando internautas a sentir o outro tão ou mais próximo do que aquele que, eventualmente, está ao seu lado. Este artigo traz o resultado de uma pesquisa aplicada durante a disciplina de Humanismo, com o uso de uma técnica chamada “poema dos desejos”. O objetivo é o de identificar as perspectivas apontadas por estudantes de graduação em comunicação de uma universidade catarinense em relação aos cenários ideais voltados à construção de comunidades, relações entre público e privado, presença na web e a construção de vínculos afetivos. Ao analisar os resultados do instrumento de pesquisa, percebe-se que, mesmo com forte identificação com o universo digital, os participantes se sentem seguros e, em alguns momentos, preferem os contatos e as trocas realizadas presencialmente.

  • Referências

    BEIGHUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

    DI FELICE, Massimo. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2020.

    JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: ALEPH, 2006.

    HAROCHE, Claudine. A invisibilidade proibida. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine. Tiranias da visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: FAP-Unifesp, 2013.

    MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos – o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

    MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum. São Paulo: Editora Brasiliense,1988.

    MORAES, Dênis de. A tirania do fugaz: mercantilização cultural e saturação midiática. In: _______ (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

    O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição de massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça à democracia. Santo André/SP: Editora Rua do Sabão, 2020.

    RHEINGANTZ, Paulo Afonso; AZEVEDO, Giselle Arteiro; BRASILEIRO, Alice; ALCANTARA, Denise de; QUEIROZ, Mônica. Observando a qualidade do lugar – procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009.

    SÁ MARTINO, Luis Mauro. Métodos de pesquisa em comunicação – projetos, ideias, práticas. Petrópolis: Vozes, 2018.

    SÁ MARTINO, Luís Mauro; MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. Ética, mídia e comunicação – relações sociais em um mundo conectado. São Paulo: Summus, 2018.

    SANTAELLA, Lucia. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do Sapiens. São Paulo: Paulus, 2022.

    SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

    SIBILIA, Paula. O show do Eu – a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

    MATOS, Silvio Simão. Subjetivação e ativismo nos canais DePretas e Louie Ponto – identificação, engajamento e pertencimento. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro: 2019.

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal