• Abstract

    Visibilidade comprometida? A posição editorial dos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo a respeito do Escola Sem Partido

    Published date: 16/12/2019

    O artigo enquadra e reflete as posições editoriais lançadas pelos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo a respeito do movimento Escola Sem Partido. Entendendo a esfera pública como espaço de discussão de cidadãos sobre o que é coletivo, a teoria deliberacionista reconhece o papel dos meios de comunicação de massa como fomentadores de visibilidade, crucial para o processo de discutibilidade e produção de consensos. O processo educativo é um tema de ordem pública com recorrentes discussões nas sociedades modernas. A partir de contribuições de análise crítica do discurso, recapitulação sobre ideologia e pressupostos de enquadramento o texto procura responder duas questões cardeais: Qual consenso é gerado pelos jornais? Esse consenso faz jus a complexidade do tema colaborando na construção do seu debate?

     

Vozes e Diálogo

Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).

Access journal