• Abstract

    Igualdade da mulher na escola: cinema e histórias em quadrinhos como recurso didático

    Published date: 08/12/2023

    Este artigo tem como objetivo sugerir uma proposta pedagógica que evidencie a importância da igualdade da mulher nas escolas. Para isso, foi escolhida a história da Mulher-Maravilha, uma das primeiras super-heroínas e personagem associada em vários momentos com causas feministas. Como ferramentas para essa proposta, são utilizados: a revista em quadrinho Menina-Maravilha (2019), uma paródia dos estúdios Mauricio de Sousa, e o filme Mulher-Maravilha (2017, Patty Jenkins). A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Como aspiração para essa pesquisa, desejamos promover e ampliar discussões que possam contribuir e proporcionar diálogos sobre o papel da mulher na sociedade nas aulas do ensino fundamental.

  • References

    ARAÚJO, B.; FERNANDES, J. Quadrinhos, educação e formação de professores. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 5ª, 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, p. 1-16, 2018.

    BASTIANI, T. M.; ROSA, M. B. Ética e Cinema: uma proposta interdisciplinar para a Educação Ambiental. Monografias Ambientais, v. 9, n. 9, p. 2072-2081, 2012

    BONFANTI, A. L.; GOMES, A. A quem protegemos quando não falamos de gênero na escola? Periódicus, 9, p. 105-201. Bahia: 2018.

    CARVALHO, D. A educação está no gibi. Campinas: Papirus, 2006.

    CUNHA, J. A representação feminina em Mulher Pantera e Mulher Maravilha. 112 p. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão, 2016.

    GALLAS, A. Mulher-Maravilha: a subversão do feminino nos quadrinhos das décadas de 1940-1950. Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education. v. 3, n. 2, p. 1-9, jul./dez., 2020.

    GIANNINI, R. A. ODS 5 “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e menina sustentável”. In.: MENEZES, H. Z. (org.). Os objetivos de desenvolvimento sustentável e as relações internacionais. João Pessoa: Editora UFPB, p. 95-115, 2019.

    HAUCH, E. Mulher-Maravilha: uma jornada por suas re(a)presentações. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2018.

    HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1985.

    HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. 2a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

    MENDES, T. Mulher-Maravilha torna-se o filme de maior sucesso comandado por uma diretora. [26 jun. 2017]. Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-131773/. Acesso em: 19 abr. 2021.

    ONU BRASIL. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/. Acesso em: 29 abr. 2021

    PRUDENCIO, N. Empoderamento e biopolítica nos feminismos midiáticos de Mulher-maravilha e Capitã Marvel. Tropos: comunicação, sociedade e cultura, v. 9, n. 2., p. 01-27, Acre, 2020.

    QUEIROZ, A. Identidade e relações de gênero na escola: Um olhar da análise de discurso crítica sobre o projeto mulheres inspiradoras. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 92, v. 19, n. 3, p. 85-104, Brasília, 2018.

    RAMIRO, F. A avaliação da aprendizagem na educação física escolar em Ferraz de Vasconcelos. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2011.

    RICOLDI, A.; PERES, R. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para o planejamento e a governança ambiental na macrometrópole paulistana. São Paulo, 2020.

    SANTOS, R. E.; ANGELUCI, A. Mídia e educação: reflexões sobre linguagens e práticas pedagógicas. REAe – Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3, p. 34-43, jan./jun. 2017.

    SOUSA, M. Menina-Maravilha. São Paulo: Editora Panini, 2019. Gibi.

    VERGUEIRO, W. Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

    VERGUEIRO, W. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2017.

    VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. São Paulo: Contexto, 2009.

    VIEIRA, A; LUCENA, I. O Direito Humano de Acesso à Energia e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Direitos Humanos e Vulnerabilidade e a Agenda de 2030. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2020.

    WESCHENFELDER G.; COLLING, A. As super-heroínas das histórias em quadrinhos e as relações de gênero. Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, Maringá, v. 15, n. 2, p. 437-454. mai./ago. 2011.

Vozes e Diálogo

Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).

Access journal