O jornalismo internacional tem o papel de reportar sobre outros países e culturas, contribuindo, assim, para a construção de um olhar estrangeiro sobre diversos aspectos nacionais. A Copa do Mundo 2014, por sua vez, foi um momento abundante na formação de imagens sobre o país-sede e seus habitantes, já que os holofotes da mídia estavam voltados para o Brasil. Diante destas considerações, este trabalho foca no estudo das representações sobre a relação dos brasileiros com o futebol no The Guardian, tema que se destacou na cobertura do megaevento esportivo no jornal inglês. Utilizando a Análise de Conteúdo, verificou-se que a emotividade e o futebol como algo que significa mais do que um esporte são fatores-chave para o entendimento estrangeiro da relação Brasil x futebol. Esta visão passional, no entanto, não se estende a outros assuntos abordados no período, sugerindo que a postura editorial dos veículos pode influenciar as representações midiáticas tanto quanto seus históricos ou os próprios acontecimentos.
Academic magazine linked to Communication courses and the Master's Program in Public Policy Management at the University of Vale do Itajaí (Univali).