• Resumo

    Políticas do afeto e performances do gosto: sobre o conceito de “amador” no audiovisual

    Data de publicação: 28/09/2016

    Nossa proposta consiste em refletir sobre a atuação e/ou incorporação do “amador” nas produções audiovisuais nacionais e internacionais. Estudaremos o conceito de “amador” em diferentes períodos e produtos, indo da obra “O Amante” (Marguerite Duras) ao audiovisual pornográfico brasileiro contemporâneo. Interessam-nos os desdobramentos conceituais nas práticas comunicacionais e nas intimidades performatizadas estabelecidas entre a produção amadora e seu “público”. Focalizamos, ainda a relação entre interesse popular e produção amadora. Se, por um lado, essa categoria é vista como excluída do “círculo de interesses do povo” de acordo com o próprio inconsciente coletivo, em outro momento, a máquina amadora torna-se o próprio corpo humano e sua versatilidade para ângulos e ações visuais.

     

Vozes e Diálogo

Revista académica vinculada aos cursos de Comunicação e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

 

 

Access journal