INTRODUÇÃO: Iniciativas para engajar meninas e mulheres nas áreas relacionadas a STEM têm sido reportadas com sucesso na literatura. Entretanto, essas iniciativas devem contemplar a participação da comunidade local e abordar suas necessidades e interesses. OBJETIVO: Este artigo relata um projeto que visa aplicar diferentes estratégias para motivar e ensinar o pensamento computacional para mulheres, liderado por alunas de Ciência e Tecnologia da UFABC. MÉTODO: A metodologia propõe três frentes de trabalho: pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas do curso de Ciência da Computação), ações de divulgação e ensino de lógica de programação para mulheres. RESULTADOS: As pesquisas preliminares revelaram uma participação feminina menor de 18% em todas as disciplinas do curso e uma porcentagem inferior a 15% de alunas formadas. As ações de ensino tiveram o total de 61 concluintes. Os eventos realizados (workshop e seminário) tiveram cerca de 80 participantes. CONCLUSÃO: As ações de pesquisa, ensino, extensão e divulgação deste projeto conseguiram engajar mais de 200 mulheres e contemplar os interesses da comunidade interna e externa a UFABC. Como trabalho futuro, as iniciativas serão estendidas a escolas de ensino médio da região. A metodologia deve ser consolidada e aplicada no nível institucional para incluir outros cursos de STEM da UFABC.
JCThink busca proveer una amplia divulgación de trabajos científicos sobre el tema del Pensamiento Computacional. Adopta una política de multi-idioma permitiendo la publicación de artículos originales y no publicados en Inglés, Portugués y Español.