• Resumen

    A Systematic Literature Review on relationships between Computational Thinking and Mathematics

    Published date: 21/11/2018
    Uma melhor compreensão das relações entre o Pensamento Computacional e disciplinas já presentes no currículo da educação básica pode contribuir para a identificação de possíveis benefícios educacionais. Dessa forma, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), incluindo 59 estudos publicados em língua inglesa entre 2006 e 2015 que apresentam atividades didáticas desenvolvendo o Pensamento Computacional e competências, habilidades ou conteúdos da Matemática. Vários tópicos matemáticos são desenvolvidos, com predominância da Álgebra, Cálculo e habilidades cognitivas de alto nível. Verifica-se ainda, nos últimos dois anos, um aumento do desenvolvimento de experiências na educação básica e um maior rigor metodológico na avaliação dos efeitos de aprendizagem. Por outro lado, se apresenta uma carência de estudos relacionados à Modelagem Matemática e à formação de professores.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

JCThink busca proveer una amplia divulgación de trabajos científicos sobre el tema del Pensamiento Computacional. Adopta una política de multi-idioma permitiendo la publicación de artículos originales y no publicados en Inglés, Portugués y Español.

Access journal