INTRODUÇÃO: Este trabalho investiga a utilização de jogos de programar como forma de estabelecer os primeiros contatos de estudantes de ensino médio com conceitos de programação. Jogos de programar são jogos do estilo puzzle em que o jogador deve solucionar problemas que requerem lógica algorítmica usando alguma notação de programação. OBJETIVO: A pesquisa buscou avaliar que características dos jogos de programar são percebidas de forma positiva pelos estudantes. MÉTODO: A pesquisa foi realizada com 14 estudantes que utilizaram três diferentes jogos de programar (Code Combat, NoBug´s Snack Bar e Lighbot) e responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre: (i) jogo preferido, (ii) engajamento e diversão, (iii) estilo tutorial (forma de propor os problemas aos jogadores); e (iv) percepção sobre conceitos de programação envolvidos. RESULTADOS: Os jogos Code Combat e LightBot empataram na
preferência dos estudantes, tendo o Lightbot atingido melhor escore de engajamento e diversão. O estilo Tutorial do Code Combat e do NoBug's Snack Bar foram os melhores pontuados. Os estudantes relataram terem compreendido os conceitos de função (92,9%), Repetição (92,9%) e variável (71,2%) após usarem os jogos e percepção sobre a dificuldade de programar de 71,4% deles foi fácil ou média. CONCLUSÃO: O uso de jogos de programar nos contatos iniciais dos estudantes pode trazer resultados benéficos ao criar um ambiente menos intimidador em que o estudante se percebe capaz de atingir seus objetivos enquanto se diverte evitando obstáculos que a percepção da dificuldade de programar poderia gerar. Conceitos como repetições e funções foram melhor assimilados pelos estudantes do que o conceito de variável, sugerindo a necessidade de repensar a organização tradicional dos livros didáticos e cursos de programação introdutória.
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