• Resumo

    Vinculação do Pensamento Computacional com a BNCC no Ensino Fundamental I: um estudo qualitativo sobre a perspectiva dos professores

    Data de publicação: 01/06/2020
    INTRODUÇÃO: A incorporação de formas de desenvolver habilidades de computação no ensino primário e secundário tem sido uma demanda em alguns países e prática em outros. Entre essas habilidades, o Pensamento Computacional (PC) tem o objetivo de trabalhar a capacidade de usar ferramentas mentais para encontrar soluções para os problemas. A Base Curricular Comum Nacional (BNCC), do Brasil, o PC aparece estritamente aplicado ao componente curricular de Matemática e focado no uso de tecnologias. OBJETIVO: Este artigo apresenta as conexões entre o PC e as habilidades e áreas do conhecimento preconizadas pela BNCC. Essas conexões foram identificadas a partir de atividades criadas e aplicadas por professores do Ensino Fundamental I. MÉTODO: Realizou-se um curso prático de formação continuada, distribuídos em duas turmas, em que grupos de professores tiveram que lidar com atividades de ensino que associaram o PC à BNCC. Durante o curso, os participantes foram encorajados a criarem atividades práticas para posterior aplicação em suas respectivas salas de aula. No total, 33 atividades foram construídas pelos participantes. Posteriormente, essas atividades foram examinadas e algumas partes foram codificadas seguindo uma abordagem de análise qualitativa. RESULTADOS: Como resultado, identificou-se códigos relacionados as ações, conceitos e processos que foram conectados as quatro áreas do conhecimento da BNCC. CONCLUSÃO: A maioria dos participantes preferiu utilizar atividades desplugadas e aplicou diferentes estratégias de ensino. Além disso, conclui-se que o PC caracteriza-se como um elemento multidisciplinar e pode estar associado a diferentes componentes curriculares. Mesmo com dificuldades em algumas atividades, admite-se que os participantes conseguiram fomentar entre seus alunos o "pensar computacional".

Journal on Computational Thinking (JCThink)

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019

Access journal