• Resumo

    Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing?

    Data de publicação: 09/10/2017

    INTRODUÇÃO: Desde 2006, quando Jeannette Wing popularizou o termo “Computational Thinking” como sendo uma habilidade essencial para as pessoas do século XXI, há um grande interesse da comunidade científica e de governos de diversos países pela exploração do Pensamento Computacional na Educação Básica. Muito embora Wing tenha descrito o Pensamento Computacional como um processo de resolução de problemas que se baseia nos limites da computação, e que mais fundamentalmente aborda a questão “O que é computável?”, pouca atenção tem sido dada a este questionamento na prática. OBJETIVOS: O principal objetivo deste estudo foi apresentar uma reflexão teórica sobre a importância da noção de computabilidade para o Pensamento Computacional, bem como apresentar o projeto de um jogo para a sua introdução na Educação Básica. MÉTODOS: Através do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo sobre os temas Pensamento Computacional, Teoria da Computação e tecnologias utilizadas na exploração do Pensamento Computacional. RESULTADOS: Com bases nos estudos realizados, foi elaborado o projeto de um jogo de lógica inspirado em modelos computacionais. CONCLUSÃO: Entende-se que o jogo proposto neste artigo pode representar uma nova estratégia para a exploração do Pensamento Computacional na Educação Básica, pois além de trazer noções de computabilidade à tona, conduz a uma forma de pensar baseada em trocas de estados, que representa um modelo adequado do funcionamento do cérebro consciente.

Journal on Computational Thinking (JCThink)

Periódico descontinuado, mantido para histórico institucional.

Ano de criação: 2017
Ano de encerramento: 2019

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