• Resumo

    Liberdade religiosa como elemento de garantia à plena eficácia dos direitos fundamentais

    Data de publicação: 13/07/2020

    A história da humanidade foi marcada pela arbitrariedade e poder supremo do Estado, em detrimento de direitos e garantias individuais sequer existiam e, tampouco, eram observadas. O surgimento dos Direitos Fundamentais se deu, em princípio, com o fim de, justamente, limitar o poder do Estado, conferindo certos valores intrínsecos ao homem e, por consequência, direitos intransponíveis e universais, tais como o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Esses valores intransponíveis e universais dos seres humanos, e inerentes à sua própria existência, advém, de certo modo, da religiosidade e da fé que desde os tempos mais remotos estabeleceram regras morais e éticas. O objeto do texto é a análise dos Direitos Fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e, especificamente, da Liberdade Religiosa como elemento indispensável à garantia desses Direitos. O Objetivo Geral deste estudo é analisar a eficácia horizontal dos Direitos Fundamentais a partir da Constitucionalização do direito privado. Os Objetivos Específicos podem ser descritos como: a) Discorrer acerca da origem, conceito e terminologia dos Direitos Fundamentais; b) Discorrer sobre as principais gerações/dimensões dos Direitos Fundamentais; c) Discorrer sobre a liberdade religiosa e sua interdependência com os Direitos Fundamentais. Inicialmente se fará uma exposição histórica acerca do surgimento dos Direitos Fundamentais, conceito e terminologias, partindo-se no segundo tópico para o estudo da Religião e especificamente da Liberdade Religiosa para, por fim, verificar a dependência havida entre a Liberdade Religiosa e os Direitos Fundamentais, mais especificamente a dignidade da pessoa humana. O método utilizado é o indutivo com a pesquisa bibliográfica e documental.

  • Referências

    BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

    BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 10 Ed. Saraiva, 2015.

    CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1998.

    COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação histórica dos direitos humanos. 2 ed. Saraiva, São Paulo: 2001.

    COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga: Estudo sobre o Culto, o Direito e as Instituições da Grécia antiga e de Roma. 4 ed. Edipro: São Paulo, 2009.

    DEMARCHI, C.; COELHO, L. C. P. A efetividade do direito fundamental à educação e a função social do estado. Revista Ciências Jurídicas e Sociais UNIPAR. Umuarama. v. 21, n. 2, p. 185-199, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/7501.

    HIRAN, Aquino Fernando Gilberto. Sociedade Brasileira: uma história através dos Movimentos Sociais. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001.

    MACHADO, Jonatas Eduardo Mendes. Liberdade religiosa numa comunidade constitucional inclusive. Coimbra: Coimbra, 1996.

    MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. 3 ed. Coimbra: Coimbra editora, 2000. t. 4.

    MORAES de, Francisco de Assis Basilio, in A religiosidade, fé e a dignidade da pessoa humana: limites à atuação do estado brasileiro. Revista Pensamento Jurídico – São Paulo – Vl. 11, n/. 2, jul./dez.2017.

    NOVELINO, Marcelo. Direito constitucional. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, São Paulo. Método: 2009.

    RIBEIRO, Milton. Liberdade Religiosa: Uma proposta para debate. São Paulo: Mackezie, 2002.

    SANTOS JUNIOR, Alosio Cristovan dos. Liberdade Religiosa e Contrato de Trabalho: a dogmática dos direitos fundamentais e a construção de respostas constitucionalmente adequadas aos conflitos religiosos no ambiente de trabalho. Noterói, RJ: Impetus, 2013.

    SILVA NETO, Manoel Jorge e. A proteção constitucional à liberdade religiosa. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 40, n. 160. Out/dez 2003.

    SIQUEIRA, Dirceu Pereira; PICCIRILLO, Miguel Belinati. Direitos fundamentais: a evolução histórica dos direitos humanos, um longo caminho. Artigo postado em 2012.

    SORIANO, Aldir Guedes. O direito à Liberdade Religiosa. Correio Braziliense. Brasília, 08 nov. 2004, Caderno Direito & Justiça.

    SORIANO, Aldir Guedes; MAZZUOLI, Valério de Oliveira. (Coords). Direito a Liberdade Religiosa: desafios e perspectivas para o século XXI. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

    WEINGARTNER NETO, Jaime. Liberdade Religiosa na Constituição: fundamentalismo, pluralismo, crenças, cultos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

    WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução aos fundamentos de uma teoria geral dos “novos” direitos. In LEITE, José Rubens Morato; WOLKMER, Antonio Carlos (Coord). Os novos direitos no Brasil: natureza e perspectivas: uma visão básica das novas conflituosidades jurídicas. São Paulo: Saraiva, 2003.

Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

Os Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, desenvolvidos pela Associação Internacional de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, tem como missão servir à comunidade acadêmico científica, tanto nacional como internacional, como um instrumento de informação e divulgação de produtos científicos produzidos por meio dos eventos organizados pela Associação Internacional. A referida Associação já existia anteriormente a 2015 na forma de Associação de Pesquisa e teve sua atuação e seus objetivos ampliados em 2015 quando foi formalizada.

 

Access journal