DESCOBRINDO NA AUTOSCOPIA UM CAMINHO PARA REFLETIR E APRENDER
Data de publicação: 28/02/2019
O caso aborda a experiência de formação de pesquisadores por meio da autoscopia, um dispositivo metodológico de natureza qualitativa com abordagem reflexiva. A autoscopia é uma alternativa ao uso de entrevistas em pesquisas qualitativas. Essa fase de pesquisa integra dois momentos: videogravação e sessões reflexivas. Objetiva-se nesse caso fomentar discussões sobre uma experiência vivencial e refletir acerca da viabilidade da aplicação da autoscopia. Conta a história do treinamento prático de pesquisadores, ao destacar os momentos de aprendizado durante o experimento que foi realizado com pesquisadores e bolsistas de uma Universidade Federal do Brasil. Além de narrar a implementação piloto da metodologia, o caso de ensino inclui objetivos de aprendizagem, questões de discussão e referências para ajudar na discussão do caso. É um método que implica reflexão e, portanto, apropriado para uso em disciplinas que trabalham com aprendizagem experiencial e treinamento em metodologia de pesquisa.