O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: PANORAMA DAS PRÁTICAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data de publicação: 07/06/2018
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de Ensino do Empreendedorismo na percepção dos acadêmicos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão de uma universidade comunitária de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas: etapa exploratória de abordagem qualitativa e etapa descritiva de abordagem quantitativa. A etapa exploratória se desenvolveu mediante análise documental das ementas dos cursos de Graduação e, posteriormente, desenvolveu-se a pesquisa quantitativa mediante aplicação de uma survey respondida por 659 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Logística, Marketing e Recursos Humanos. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou verificar as atividades dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas que contribuem para a formação empreendedora dos acadêmicos. Embora os resultados mostrem que algumas práticas precisam ser melhoradas e desenvolvidas junto aos acadêmicos, as respostas obtidas apontam que há interesse pelo tema empreendedorismo entre os alunos e que a instituição promove ações para desenvolvimento das competências empreendedoras. Como contribuição principal, a pesquisa proporcionou visualizar que aulas expositivas-dialogadas são mais utilizadas para o ensino de empreendedorismo. Esse resultado aponta para a necessidade de desenvolver práticas de ensino diferenciadas voltadas para a aprendizagem ativa (participativa) dos alunos.