• Resumo

    UTILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: PRIMEIRAS ANÁLISES A PARTIR DE UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA BAHIA-BRASIL

    Data de publicação: 19/11/2018
    Neste estudo, discutimos o processo de avaliação do resultado das ações de organizações da sociedade civil, aqui resignificada como “utilidade social”, considerando que essa avaliação é influenciada por vários aspectos. Nesse intuito, identificamos as dimensões da utilidade social apontadas pela literatura relevante, confrontando-as por meio de uma primeira aproximação empírica concernente à percepção dos beneficiários de uma rede de organizações da sociedade civil localizada na Bahia. Na etapa empírica da pesquisa, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário estruturado aplicado junto a potenciais beneficiários dessa rede. Para eles, as organizações impactam, positiva e notadamente, as atividades de lazer e manifestações culturais (dimensão cultural); o emprego e o consumo (dimensão econômica); a participação eleitoral e a representação indireta da comunidade (dimensão política); a inovação social, a articulação instucional e o acesso a recursos tecnológicos (dimensão tecnológica); a consciência ambiental dos indivíduos (dimensão ambiental); e no acesso a serviços e o sentimento de pertencimento local (dimensão social). Estes resultados configuram-se como um primeiro passo na construção de uma metodologia e na sistematização de indicadores para a avaliação da utilidade social das organizações da sociedade civil.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal