MARKETING DE RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADOR E FRANQUEADO: PROPOSTA DE DOIS MODELOS
Data de publicação: 01/08/2008
No decorrer das décadas, relações entre produtores e varejistas no canal de distribuição têm se tornado tema de fundamental relevância na pesquisa de marketing. Entretanto, estudar os antecedentes que explicam a satisfação das franquias permanece tópico a ser considerado em pesquisas. Baseado nesse contexto e procurando preencher essa lacuna, este artigo especificamente (1) apresenta proposições de pesquisa nas quais, teoricamente, auxiliam na explicação da satisfação das franquias, (2) oferece as definições conceituais dos construtos que envolvem o contexto da satisfação, e (3) discute os métodos utilizados por outros autores para mensurar esses construtos, apresentando uma lista para futuras pesquisas desenvolverem o tópico. A principal conclusão é que "como" medir satisfação ainda permanece um dilema não resolvido, embora o tópico per si já se encontra em estado maduro. Além do mais, as dimensões de satisfação propostas aqui necessitam ficar límpidas, caso elas existam ou não. Conseqüentemente, se essas dimensões de satisfação representam o construto da satisfação em canais de distribuição, ainda permanecem obscuras.