• Resumo

    DA CONGRUÊNCIA DE VALOR ENTRE BOUNDARY SPANNERS À SATISFAÇÃO EM MERCADOS B2B: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA

    Data de publicação: 05/10/2018
    Os relacionamentos interorganizacionais dependem, entre outros fatores, das relações interpessoais desenvolvidas pelos agentes que atuam como representantes das empresas no mercado, os chamados boundary spanners. Como qualquer outro indivíduo, esses atores têm valores pessoais que influenciam seu comportamento e, por consequência, o desempenho da organização em que esse indivíduo atua. Por isso, selecionar parceiros comerciais que tenham valores semelhantes pode interferir no nível de satisfação em um relacionamento B2B. Para entender essas relações, este artigo, de cunho teórico, buscou na literatura o subsídio para a criação de hipóteses que ampliem o conhecimento sobre a influência da congruência de valores entre os boundary spanners e sua relação com a satisfação do relacionamento interorganizacional. Como resultado, foram desenvolvidas cinco hipóteses a serem testadas empiricamente em pesquisas futuras, com o intuito de corroborar os resultados teóricos, apresentadas sinteticamente em um modelo teórico.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal