• Resumo

    AS PERSPECTIVAS DA DEPENDÊNCIA INSTITUCIONAL E DE RECURSOS NO PROCESSO ESTRATÉGICO DE ADAPTAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UMA EMPRESA FAMILIAR

    Data de publicação: 02/04/2020
    O texto oferece uma revisão das perspectivas da Dependência Institucional e de Recursos e mostra uma aplicação prática da análise da adaptação estratégica organizacional no estudo de caso de uma empresa familiar na área de Fabricação de Móveis - Setor Varejo. Enquanto a perspectiva institucional enfatiza o determinismo ambiental como um influenciador das respostas estratégicas da organização, a perspectiva Dependência de Recursos enfatiza o voluntarismo como um ponto-chave na resposta dos tomadores de decisão organizacional. Os fatores-chave para o estudo das estratégias propostas no processo de adaptação vão desde o grau de conformidade organizacional, ditado pelo primeiro, até a resistência às pressões institucionais, explicada pelo último. Portanto, o objetivo do artigo foi mostrar que, no processo de adaptação organizacional, ambos são importantes para explicar a tomada de decisão dos líderes organizacionais. A presente pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem qualitativa; esse tipo de abordagem envolve entrevistas e observações, resultando em descrições dos resultados e impressões dos eventos. Portanto, os resultados da entrevista mostram que as transformações do ambiente resultam, em parte, da ação dos gerentes, que buscam aproximar as características do ambiente aos interesses específicos de suas organizações.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal