ESCALA DE APRENDIZAGEM INFORMAL: UM ESTUDO COM DOIS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Data de publicação: 16/10/2020
A aprendizagem informal baseia-se na cultura, na socialização e nas práticas dos indivíduos, consistindo em um processo de interação entre o indivíduo e o contexto. Assim, percebe-se a necessidade de explorar tanto as características individuais quanto as propriedades organizacionais que a influenciam. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é construir e apresentar evidências de validade interna de uma escala de aspectos pessoais e organizacionais que podem influenciar a aprendizagem informal, a fim de que as organizações possam utilizar tais achados para potencializar ou reduzir as barreiras para aprendizagem no ambiente de trabalho. Para tanto, emprega-se uma pesquisa de abordagem quantitativa. Para categorização dos aspectos pessoais, utiliza-se o Modelo dos Cinco Grandes Fatores, o qual resume a personalidade em: Extroversão, Socialização, Consciência, Neuroticismo e Abertura para Experiências. Já os aspectos organizacionais identificados são: Papel do Gestor, Integração da Equipe, Comunicação, Espaço Físico, Dinâmica das Atividades e Rotina de Trabalho. A validação da escala de aprendizagem informal revela que tanto os aspectos pessoais quanto os aspectos organizacionais facilitadores relacionam-se com a flexibilidade e a abertura para aprendizagem, já os aspectos inibidores estão relacionados a barreiras a essa elasticidade.