• Resumo

    EFEITO MODERADOR DO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS INTERFIRMÁRIOS NA CAPACIDADE ABSORTIVA E CAPACIDADES INOVADORAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

    Data de publicação: 02/04/2020
    Este estudo examina a função moderadora do compartilhamento interfirma de conhecimento sobre capacidade absortiva e capacidades inovadoras em pequenas e médias empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Propomos um modelo de compartilhamento de conhecimento entre empresas de dois modos para classificar as empresas em estágios de desenvolvimento ou maturidade. Utilizamos a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS) e análise multigrupos PLS (PLS-MGA). O campo empírico para testar o modelo foi um conjunto de pequenas e médias empresas (PMEs) do setor de TIC no Brasil. Os dados foram coletados de 300 PME e empregaram medidas de autorrelato. A análise confirma um efeito moderador do compartilhamento de conhecimento entre empresas em uma relação positiva entre capacidade absortiva e capacidades inovadoras. O efeito da capacidade absortiva em capacidades inovadoras é mais forte para as empresas no estágio de maturidade do compartilhamento de conhecimento entre empresas. Os resultados do estudo fornecem implicações para a pesquisa e a prática, lançando nova luz sobre as ações gerenciais e estratégicas para gerar inovações nas PME.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal