• Resumo

    COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL BASEADA EM RECURSOS NO SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO

    Data de publicação: 05/08/2008
    A internacionalização de empresas se refere a uma estratégia para se obter maior presença no mercado internacional. Interrelacionaram-se os recursos com as estratégias de internacionalização para verificar a relação existente entre eles. Para a base teórica, utilizaram-se as classificações dos recursos (FAHY, 2002) e das estratégias de internacionalização (SHARMA; ERRAMILLI, 2004). Buscouse resgatar o caráter dinâmico da VBR. Os dados coletados referem-se a 2004 e 2005, com 15 empresas do setor calçadista brasileiro. Concluiu-se que as empresas que utilizam estratégias de internacionalização mais complexas, na entrada e no futuro, consideram mais estratégicas as capacidades, os recursos tangíveis e os intangíveis, nessa ordem. Contudo, na situação atual, consideram mais estratégicas as capacidades, os recursos intangíveis e os recursos tangíveis, respectivamente.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal