RELAÇÕES INTERPESSOAIS, CRIATIVIDADE E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Data de publicação: 31/08/2021
Objetivo: O objetivo do estudo foi o de evidenciar como as interações sociais podem influenciar os indivíduos que exercem atividades que demandam a criatividade.
Design / metodologia / abordagem: Para alcançar o objetivo os autores optaram pela abordagem quantitativa com acadêmicos de cursos de graduação de diversos níveis de criatividade. Uma análise de clusters foi conduzida como método principal, suportada por uma análise fatorial exploratória e análise de variância.
Resultados: Os resultados evidenciaram que os profissionais jovens (com faixa etária entre 22 e 30 anos) e com tempo de experiência profissional de até 5 anos, valorizam a interação e compartilhamento do conhecimento e experiência entre os pares, com o intuito de aprimorar seu desempenho individual, principalmente em atividades que demandam a criatividade.
Originalidade / valor: A pesquisa se justifica na medida em que há escassez de trabalhos científicos que realizaram pesquisa comparativa entre os indivíduos que exercem atividades que demandam a criatividade e os indivíduos que tem realizam tarefas de menor exigência da criatividade, para avaliar a influência de relações interpessoais.