CRIAÇÃO E COMBINAÇÃO DE RECURSOS PARA VANTAGEM COMPETITIVA: EVIDÊNCIAS DAS HAMBURGUERIAS DE BRASÍLIA
Data de publicação: 31/08/2021
Objetivo: analisar características de recursos disponíveis em hamburguerias de marca própria.
Design/metodologia/abordagem: procedeu-se com a abordagem qualitativa, em um estudo exploratório e descritivo de múltiplos casos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a proprietários de cinco hamburguerias de Brasília. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial.
Resultados: apenas um conjunto restrito de recursos foi capaz de proporcionar a situação de vantagem competitiva, reforçando a ideia de heterogeneidade de recursos. Destaca-se que empresas com mais tempo de mercado ou com acesso a capital para investimento foram as que mais apresentaram recursos distintivos, reiterando o papel da dependência de trajetória e da capacidade da gestão. Os resultados evidenciaram que mesmo recursos raros, mas não de difícil imitação ou substituição, quando empregados de forma conjunta, são capazes de gerar vantagens competitivas sustentáveis. Também foi possível mapear um conjunto mínimo de recursos que uma empresa deve ter neste mercado para não ficar em uma situação de desvantagem competitiva.
Originalidade/valor: a perspectiva de utilização conjunta de recursos de não difícil imitação ou substituição para o alcance de vantagens competitivas sustentáveis não é descrita nos trabalhos clássicos da Visão Baseada em Recursos, sendo a principal contribuição do presente estudo.