• Resumo

    O SONHO QUE VIROU REALIDADE E A NECESSIDADE DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO

    Data de publicação: 14/04/2023

    Dilema: Este caso para ensino retrata o dilema de uma empresa especializada em produzir chapas de compensado multilaminadas que, após 15 anos de mercado, tem buscado estratégias para melhoria contínua visando à redução de desperdícios no processo produtivo.

    Objetivo educacional: Os objetivos educacionais são (a) identificar e diferenciar tipos de demanda e seus impactos na cadeia de valor; (b) avaliar processos sob a ótica da filosofia do Lean Manufacturing e (c) ilustrar como as boas práticas de melhoria contínua podem auxiliar na redução de desperdícios.

    Contextualização: Após a consolidação do tão sonhado negócio entre amigos, os seus administradores se veem desafiados a mapear e minimizar os desperdícios de matéria-prima.

    Tema principal: O tema central do caso é a filosofia do Lean Manufacturing e suas ferramentas de melhoria contínua, especialmente o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV).

    Público: Este caso foi escrito para ser utilizado em cursos de graduação em Administração, Logística e Engenharia de Produção.

    Limitações: Apesar da relevância do tema dentro de um contexto organizacional, a história do caso ocorreu em 2015.

    Originalidade / valor: A redação do caso apresenta uma lógica para que os alunos possam desenhar o MFV, exercitando sua capacidade de análise de processos e estimulando a criatividade para resolução de problemas sob os pilares da filosofia abordada.

  • Referências

    Dennis, P. (2008). Produção lean simplificada [Versão eletrônica]: um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo (2. ed.) (R.A.N. Garcia, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2007).

    Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2005). A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. Organizações & Sociedade, 12(34), 141-159.

    Jabbour, A. B. L. S., Teixeira, A. A., Freitas, W. R. S., & Jabbour, C. J. C. (2013). Análise da relação entre manufatura enxuta e desempenho operacional de empresas do setor automotivo no Brasil. Revista de Administração, 48(4), 843-856.

    LIB (2020). Sistema Toyota de Produção. Disponível em: https://www.lean.org.br/vocabulario.aspx

    Liker, J. K. (2007a). O Modelo Toyota [Versão eletrônica]: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. (L.B. Ribeiro, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2004).

    Liker, J. K. (2007b). O Modelo Toyota [Versão eletrônica]: manual de aplicação. (L.B. Ribeiro, Trad.). Porto Alegre: Bookman. (Obra original publicada em 2006).

    Pacheco, D.A.J. (2014). Teoria das Restrições, Lean Manufacturing e Seis Sigma: limites e possibilidades de integração. Production, 24(4), 940-956.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal