• Resumo

    A ZONA DE CONFORTO DA BUROCRACIA: GOVERNANÇA NO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS

    Data de publicação: 14/04/2023

    Dilema: Após assumir o cargo de Gestor de Compras na Universidade do Leste do Brasil (ULB), o gestor público Roberto, juntamente com estudantes do curso de Gestão Pública, se depara com o dilema de melhorar os processos do setor, tentando contribuir para uma governança mais adequada para as compras públicas.

    Objetivo educacional: O caso permite desenvolver competências para interpretação dos conceitos gerais de burocracia, compras públicas, governança pública e gestão de riscos no setor público.

    Contextualização:  A trajetória de Roberto com os estudantes ocorre intermediada pelo professor Franco, enquanto estagiário docente da disciplina Organização, Sistemas e Métodos e estudante do curso de Mestrado em Gestão Pública na ULB. As preconcepções e desafios são apresentados sob o olhar de dentro do setor público.

    Tema principal: O enfoque está na discussão sobre gestão de processos, governança e gestão de riscos, orientando a reflexão sobre as ações gerais necessárias e desafiadoras em termos de implementação no contexto da gestão pública.

    Público: Recomenda-se a aplicação em nível de graduação do quarto semestre em diante ou pós-graduação lato sensu, nas disciplinas de Gestão de Licitações e Contratos e Governança Pública. É necessário que o discente tenha conhecimento e formação em disciplinas de Fundamentos de Administração e Gestão Pública, Organização, Sistemas e Métodos e Gestão de Pessoas no Setor Público.

    Originalidade/valor: A situação real apresentada trabalha nuances inerentes às compras públicas, bem como permite compreender os conceitos teóricos subjacentes, para tentar implantá-los na prática. O que envolve a gestão de processos e compras públicas? Quais os conceitos centrais de governança e gestão de riscos? Como implantar?

  • Referências

    Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. (1988) Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico.

    Brasil. Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. (2009). Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes. Norma Brasileira ABNT NBR ISO 31000: Primeira Edição.

    Beuren, I., & Macêdo, F. (2014). Artigos sobre gasto público publicados em periódicos internacionais. Revista Administração em Diálogo. PUC-SP. São Paulo.

    Carreira, D. (2009). Organização, Sistemas e Métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. São Paulo: Saraiva.

    Carvalho. A. (2002, junho/setembro). Governança Corporativa no Brasil em Perspectiva. Revista de Administração. São Paulo: USP, 37(3).

    Cruz, T. (2002). Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas.

    Cruz, T. (2015). Manual para Gerenciamento de Processos de Negócio. Metodologia DOMP™. (documentação, organização e melhoria de processos). São Paulo: Atlas.

    Ferrer, F & Santana, J. Compras Públicas Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

    IPEA. Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada. (2018). Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante. volume 1. Brasília: Ipea.

    Kissler, L. & Heidemann, F. G. (2006). Governança pública: novo modelo regulatório para as relações entre Estado, mercado e sociedade? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 40 (3).

    Lima, F., Façanha, M., Luca, M., & Vasconcelos, A. (2020). Gerenciamento de riscos e gestão de controles internos em empresas brasileiras envolvidas em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Revista Contemporânea De Contabilidade, 17(43), 34-50.

    Mazza, A. (2014). Manual de direito administrativo. 4. ed. São Paulo: Saraiva.

    MPDG. Ministério Do Planejamento, Desenvolvimento E Gestão. (2017). Manual de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão. Brasília: MPDG.

    Nascimento, G., Gomes, E., Becalli, A., Souza, S., & Corcetti, E. (2011). A qualidade dos produtos adquiridos por pregão eletrônico e a sua relação com a sala de aula no Ccaufes. Anais do VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende, RJ, Brasil.

    OCDE. Organisation for Economic Co-operation and Development. (2011). Avaliações da OCDE Sobre Governança Pública: Avaliação da OCDE sobre o Sistema de Integridade da Administração Pública Federal Brasileira - Gerenciando riscos por uma administração pública mais íntegra.

    Oliveira, D. (2013). Sistemas, Organização & Métodos. Uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas.

    Rajkumar, A., & Swaroop, V. (2008). Public spending and outcomes: does governance matter? Journal of Development Economics, 86.

    Rocha, L. (1998). Organização e Métodos. São Paulo: Atlas.

    Silvestre, H.C. A (nova) governança pública. (2019). Repositório da Coleção Gestão Pública. Brasília: ENAP.

    TCU. Tribunal De Contas Da União. (2014). Referencial para avaliação de governança em políticas públicas. Brasília: TCU.

    TCU. Tribunal De Contas Da União. (2018). Manual de gestão de riscos do TCU. Brasília: TCU.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal