• Resumo

    O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DURÁVEL EM PAÍSES INDUSTRIALIZADOS E EMERGENTES: UMA ANÁLISE COMPARADA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA ALEMANHA E NO BRASIL

    Data de publicação: 28/10/2009
    O objetivo deste artigo é demonstrar de que maneira o desafio do desenvolvimento durável e, mais especificamente, a responsabilidade ambiental se transformam em políticas e ações concretas nos países industrializados e emergentes. Para tanto, com base no método comparativo, são analisados aspectos de três dimensões da responsabilidade ambiental na Alemanha e no Brasil: a ação governamental por meio da legislação e das políticas ambientais; o comportamento dos consumidores e a ação dos movimentos ambientalistas e a gestão ambiental corporativa. A partir desta análise, são identificadas as particularidades do exercício da responsabilidade ambiental e é feita uma comparação das duas realidades, levantando algumas semelhanças, diferenças e contradições encontradas no campo da responsabilidade ambiental nesses dois países.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal