• Resumo

    CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO SETOR DE SERVIÇOS SOB O ENFOQUE DAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO E DE APRENDIZADO

    Data de publicação: 28/10/2009
    Este artigo tem como foco central o estudo de diversas características presentes em alguns modelos de estratégias, e a possibilidade de apropriação dessas para o setor de serviços, com o intuito de identificar aspectos que possam favorecer a consolidação desse setor. Foram apresentados os conceitos de estratégia empresarial, estratégia competitiva, estratégia de serviços e de modelos de estratégias. Isto posto, escolheu-se a proposta das Dez Escolas preconizadas por Mintzberg (2000) como parâmetro de análise e, nelas, privilegiou-se as escolas de Planejamento e de Aprendizado para análise dos modelos. A seguir, fez-se um detalhamento e um enquadramento dos serviços nos dois modelos básicos de estratégia, de acordo com as componentes Interação/Personalização e Intensidade de mão-de-obra. O resultado evidenciou que a Escola de Aprendizado apresenta características que a tornam mais propícia para otimização do setor de serviços, embora a perspectiva da Escola de Planejamento também apresente vantagens na aplicação ao setor.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal