• Resumo

    ANTECEDENTES DOS CUSTOS DE TROCA RELACIONAL: DEPENDÊNCIA DE RECURSOS E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES

    Data de publicação: 14/04/2023

    Objetivo: Verificar a influência da dependência de recursos e do compartilhamento de informações nos custos de troca relacional entre compradores e fornecedores de serviços de transporte.

    Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, com dados obtidos por meio de survey, avaliou a percepção de profissionais de empresas do setor de alimentos e bebidas que terceirizam atividades de transporte, e contou com a participação de 120 profissionais de setores de transporte e logística dessas organizações. Para análise do modelo estrutural, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais.

    Resultados: Os resultados revelam que a dependência das empresas de alimentos e bebidas em relação aos fornecedores serviços de transporte pode levar essas organizações a compartilharem informações. Sugerem também que o compartilhamento de informações nos relacionamentos investigados pode instigar o desenvolvimento de vínculos psicológicos e emocionais entre os parceiros comerciais, constituindo custos de troca relacional.

    Contribuições: Tais resultados têm contribuições teóricas e práticas, ao sugerir que a dependência de recursos dos compradores em relação aos seus fornecedores pode instigar a troca de informações entre os parceiros. Além disso, o compartilhamento de informações pode incentivar a continuidade dos relacionamentos devido às barreiras relacionais para a troca. Além disso, o estudo acrescenta à literatura ao analisar a dependência e o compartilhamento de informações de maneira conjunta, uma vez que estudos anteriores analisaram tais construtos de maneira dissociada e em contextos distintos do aqui investigado.

    Originalidade: O estudo justifica-se ao evidenciar elementos capazes de estimular os parceiros a compartilhar informações relevantes para suas operações, e de coibir os clientes a realizar a troca de fornecedor em virtude das barreiras pessoais e com a marca.

  • Referências

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal