• Resumo

    EXPRESSÕES DO GIRL POWER NA SÉRIE GAME OF THRONES: UMA ANÁLISE À LUZ DO FEMINISMO INTERSECCIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DO FEMINISMO INTERSECCIONAL

    Data de publicação: 21/02/2024

    Objetivo: este estudo se propõe a investigar processos de interações subjetivos e objetivos expressos na série Game of Thrones cujos entendimentos fomentam a construção de representações do Girl Power na atualidade.

    Design / metodologia / abordagem: foram realizadas entrevistas em profundidade com indivíduos que se autointitulam fãs da série, e analisados materiais jornalísticos publicados em veículos de mídia digitais que interligam o conceito do Girl Power ao imaginário da série.

    Resultados: os resultados foram interpretados à luz do feminismo interseccional e do marketing crítico. Notou-se, portanto, que o ato de posicionar mulheres no centro das narrativas representa uma mudança na dramaturgia contemporânea.

    Limitações / implicações da pesquisa: não é possível concluir que esta série seja feminista, como singularizado por alguns entrevistados. Essa divergência surge devido aos desencontros conceituais entre o empoderamento feminino; pós-feminismo; apelos neoliberais; a atitude dos personagens; e dos responsáveis pela construção da série observados durante as análises do estudo.

    Originalidade / valor: o artigo une teorias de diferentes heranças teóricas, favorecendo, assim, diferentes perspectivas e aberturas interdisciplinares para compreender contextos que unem o marketing, comportamento do consumidor e o consumo aos estudos feministas. Ademais, estimula o desenvolvimento do pensamento crítico capaz de impactar sociedades, organizações, instituições e o consumo enfocado no debate.

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Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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