• Resumo

    A INTERNET E OS SEUS IMPACTOS NAS ATIVIDADES DE BACK-OFFICE: A UTILIZAÇÃO DA INTERNET POR EMPRESAS INDUSTRIAIS NO BRASIL

    Data de publicação: 11/08/2008
    Este artigo relata um estudo sobre o uso que as empresas industriais brasileiras estão fazendo da Internet e outras tecnologias de informação (TI) em suas atividades. Ênfase especial é atribuída às tarefas de projeto e produção e à possibilidade de virtualização de atividades e processos de negócios. O autor obteve informações de 665 indústrias do estado de São Paulo, a quem perguntou sobre o impacto da Internet na forma de conduzir o seu negócio. Os dados foram coletados através de um questionário eletrônico, enviado às empresas como um anexo a uma mensagem de e-mail. As respostas retornadas foram tabuladas e submetidas a uma análise quantitativa para ajudar na compreensão do cenário atual e na identificação de tendências para os próximos anos, que pudessem ser estendidas ao universo de empresas manufatureiras brasileiras.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal