VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DAS PROPAGANDAS DE EMPRESAS DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DESCRITIVO E PROPOSIÇÕES DE PESQUISA
Data de publicação: 11/08/2008
O presente artigo apresenta a comparação do conteúdo das propagandas de serviços com foco empresa-empresa e empresa-consumidor nas oito principais revistas de negócios do Brasil. Da mesma forma, verifica-se a existência de diferentes target na elaboração de seus conteúdos. As variáveis analisadas foram: tipo de anúncio, apelo, manchete, comprovação de qualidade, preço, segmentação de mercado e endereço eletrônico. Os dados foram angariados das revistas de negócios, totalizando 130 propagandas, das quais 37 foram para serviços empresa-empresa e 93 foram para empresaconsumidor. Os resultados obtidos por meio de uma análise de freqüência simples demonstraram que no geral foram utilizados (i) mais apelos racionais, contrariando a teoria; (ii) maior quantidade de manchetes do tipo notícias/informação; (iii) maior apresentação de endereço na Internet e (iv) mais apresentação de segmentação do tipo demográfica. Ao final são lançadas proposições para futuras pesquisas com base nos resultados encontrados. Estudos posteriores poderão testá-las com amostras maiores. Comentários adicionais, sugestões de ordem prática e indicações adicionais para investigações futuras concluem o artigo.