Objetivo. Examinar a declaração de missão institucional e a estratégia constituinte dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.
Design/metodologia/abordagem. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa. Utilizamos o modelo apresentado por Pearce e David (1987) quanto à efetividade do modelo de missão. Separamos a abordagem da pesquisa em dois grupos. Primeiro, atrelado à análise hermenêutica. O segundo grupo trata da eficácia da declaração de missão identificando os elementos.
Resultados. Constatamos a baixa presença dos elementos recomendados por Pearce e David (1987), não atingindo nem a metade dos elementos definidos no modelo. Os aspectos normativos são, em percentual, os mais abordados.
Implicações práticas. Existe uma lacuna significativa entre o que foi preconizado nas declarações de missão dos Institutos Federais e a estratégia que deu origem à sua criação.
Originalidade/valor. A originalidade deste artigo está na seleção das instituições de ensino analisadas, pois há um volume significativo de estudos voltados para instituições de ensino superior, mas não para o conjunto completo dos Institutos Federais. Outro aspecto distintivo desta pesquisa diz respeito à análise do alinhamento das missões com a estratégia que deu origem à criação dos Institutos Federais, à expansão, à interiorização e ao incremento da educação profissional e tecnológica.
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