• Resumo

    ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E CRESCIMENTO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO CONTEXTO DA COVID-19

    Data de publicação: 21/02/2024

    Objetivo: Este estudo analisa as principais dimensões da Orientação Empreendedora (OE) – propensão à inovação, propensão ao risco e proatividade – que contribuíram para o crescimento das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) durante a crise causada pela Covid-19. 

    Metodologia: Foi realizada uma análise quantitativa por meio de teste t pareado com 102 gestores de MPMEs para perceber quais os principais aspectos da OE que contribuíram para o desempenho das suas empresas.

    Resultados: Os resultados mostram que a presença de um elemento proativo nas MPMEs influencia o aumento das suas receitas em período de crise da pandemia. No entanto, não se confirma a importância das características de propensão à inovação e ao risco nas MPMEs para o seu crescimento em período de crise.

    Limitações: A amostra utilizada nesta pesquisa poderia ser maior e o conceito de OE é baseado apenas em suas três dimensões principais. Como não há consenso na literatura sobre a dimensionalidade do construto de OE, outras aplicações com o uso dos diferentes conceitos são sugeridas.

    Implicações teóricas e práticas: A pesquisa mostra como a OE impulsiona as MPMEs em um contexto de crise, notadamente por meio de sua dimensão proatividade. De forma prática, o artigo revela que a OE nas MPMEs está fortemente presente na figura do líder, assim como está relacionada à sua personalidade, o qual desempenha um papel importante para impulsionar o negócio em um período de crise.

    Originalidade: Este estudo permite identificar quais aspectos da OE são mais decisivos no crescimento das MPMEs em períodos de recessão generalizada. Assim, os empreendedores poderão avaliar o quanto consideram as perspectivas dominantes da OE para o crescimento de seus negócios. Também contribui tanto para a discussão sobre a recuperação da economia quanto para a literatura sobre OE, que ainda não mostra como esse constructo opera em contexto de crise.

     

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Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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