Objetivo: este estudo analisa as implicações de um programa de educação emocional (PEE) baseado em Mindfulness no bem-estar e no desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes.
Design / metodologia / abordagem: o programa foi implementado no ano de 2021, no contexto da pandemia do Covid-19, e utilizou Mindfulness como base para sua estruturação. A sua operacionalizado ocorreu em oito semanas. Participaram de um estudo quase-experimental 55 estudantes de graduação e pós-graduação. Antes de iniciar o programa e ao final de sua realização, foi aplicado um instrumento de avaliação com escalas envolvendo a saúde mental, as competências socioemocionais e a contribuição do programa no autoconhecimento e bem-estar.
Resultados: os resultados apontaram redução significativa nos níveis de ansiedade, depressão e estresse, melhoria na percepção da satisfação com a saúde e qualidade de vida e aumento nos níveis de desenvolvimento de cinco competências socioemocionais. Também foi possível identificar implicações do programa no bem-estar psicológico dos participantes.
Implicações práticas: a disseminação de programas de educação emocional baseados em Mindfulness pode ser uma alternativa para melhorar o bem-estar dos estudantes em ambientes acadêmicos.
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