Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar as atividades de procurement lobbying das subsidiárias de empresas multinacionais (MNE’s) operando no Brasil.
Design / metodologia / abordagem: Estudo de 16 casos que descrevem processos, pessoas e organização das áreas de relações governamentais de multinacionais operando no Brasil com importante participação de vendas para o governo.
Resultados: Propomos que procurement lobbying (atividades de suporte a obtenção de negócios com o governo) se compõem de atividades essencialmente diferentes das de policy lobbying (atividades com foco em influenciar políticas públicas).
Limitações / implicações da pesquisa: dado o método do estudo de casos, a validade externa deverá ser comprovada, por meio de estudos posteriores que possam fortalecer as hipóteses aqui levantadas.
Implicações práticas: As possibilidades de diferentes arranjos organizacionais para as atividades de procurement lobbying exploram a tomada de decisão gerencial para decisão entre alavancar sinergias de relacionamento com governos e possibilidade de aumentar os riscos da atividade de CPA (Corporate Political Actions).
Implicações teóricas: As contribuições deste artigo ampliam o escopo das atividades de CPA. O artigo descreve as micro foundations da atividade de procurement lobbying e evidencia a existência de diferentes arranjos organizacionais para as atividades de procurement lobbying.
Originalidade / valor: Embora vários artigos apontem para a influência da concentração de vendas para o governo como fator de engajamento em CPA ou mesmo estabelecem relação entre CPA e contratos governamentais, existe limitada evidência dos mecanismos e processos de CPA voltados a influenciar a concessão de contratos governamentais (procurement lobbying).
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