• Resumo

    DESVENDANDO ATIVIDADES POLÍTICAS DAS MULTINACIONAIS OPERANDO NO BRASIL: PROCUREMENT LOBBYING

    Data de publicação: 19/12/2023

    Objetivo: O objetivo desta pesquisa é analisar as atividades de procurement lobbying das subsidiárias de empresas multinacionais (MNE’s) operando no Brasil.

    Design / metodologia / abordagem: Estudo de 16 casos que descrevem processos, pessoas e organização das áreas de relações governamentais de multinacionais operando no Brasil com importante participação de vendas para o governo.

    Resultados: Propomos que procurement lobbying (atividades de suporte a obtenção de negócios com o governo) se compõem de atividades essencialmente diferentes das de policy lobbying (atividades com foco em influenciar políticas públicas).

    Limitações / implicações da pesquisa: dado o método do estudo de casos, a validade externa deverá ser comprovada, por meio de estudos posteriores que possam fortalecer as hipóteses aqui levantadas.

    Implicações práticas: As possibilidades de diferentes arranjos organizacionais para as atividades de procurement lobbying exploram a tomada de decisão gerencial para decisão entre alavancar sinergias de relacionamento com governos e possibilidade de aumentar os riscos da atividade de CPA (Corporate Political Actions).

    Implicações teóricas: As contribuições deste artigo ampliam o escopo das atividades de CPA. O artigo descreve as micro foundations da atividade de procurement lobbying e evidencia a existência de diferentes arranjos organizacionais para as atividades de procurement lobbying.

    Originalidade / valor: Embora vários artigos apontem para a influência da concentração de vendas para o governo como fator de engajamento em CPA ou mesmo estabelecem relação entre CPA e contratos governamentais, existe limitada evidência dos mecanismos e processos de CPA voltados a influenciar a concessão de contratos governamentais (procurement lobbying).

  • Referências

    Ansolabehere, S., De Figueiredo, J. M., & Snyder, J. M. (2003). Why Is There so Little Money in Politics? Journal of Economic Perspectives, 17(1), 105-130.

    Arvate, P., Barbosa, K. de S., & Fuzitani, E. (2013). Campaign donation and government contracts in Brazilian states. Working Paper. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11325

    Bandeira-de-Mello, R. (2006). Softwares em pesquisa qualitativa. In: C. Godoi (Ed.), Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais. Editora Saraiva.

    Bauer, M. W. (2000). Classic Content Analysis: A Review. In: M. W. Bauer & G. D. Gaskell (Eds.), Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook for Social Research (pp. 131-151). Sage Publications Ltd.

    Boas, T. C., Hidalgo, F. D., & Richardson, N. P. (2014). The spoils of victory: Campaign donations and government contracts in Brazil. The Journal of Politics, 76(2), 415-429.

    Bonardi, J.-P., Hillman, A. J., & Keim, G. D. (2005). The attractiveness of political markets: Implications for firm strategy. Academy of Management Review, 30, 397-413.

    Burguet, R., & Sákovics, J. (2022). Procurement lobbying. https://www.ed.ac.uk/files/atoms/files/306_sakovics.pdf

    Cohen, J. M., Holland, M. P., & Wolf, A. P. (2008). Under the FCPA, Who Is a Foreign Official Anyway? The Business Lawyer, 1243-1274.

    Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14, 532-550.

    Eisenhardt, K. M., & Graebner, M. E. (2007). Theory building from cases: Opportunities and challenges. Academy of Management Journal, 50(1), 25-32.

    Felin, T., Foss, N. J., Heimeriks, K. H., & Madsen, T. L. (2012). Microfoundations of routines and capabilities: Individuals, processes, and structure. Journal of Management Studies, 49(8), 1351-1374.

    Geertz, C. (1977). The Interpretation Of Cultures. Basic Books.

    Getz, K. A. (1997). Research in corporate political action. Business & Society, 36, 32-72.

    Goldman, E., Rocholl, J., & So, J. (2013). Politically connected boards of directors and the allocation of procurement contracts. Review of Finance, rfs039.

    Hadani, M., Bonardi, J.-P., & Dahan, N. M. (2016). Corporate political activity, public policy uncertainty, and firm outcomes: A meta-analysis. Strategic Organization, 1476127016651001. https://doi.org/10.1177/1476127016651001

    Hadani, M., & Schuler, D. A. (2013). In: Search of El Dorado: The elusive financial returns on corporate political investments. Strategic Management Journal, 34(2), 165-181.

    Hart, D. M. (2001). Why do some firms give? Why do some give a lot?: High-tech PACs, 1977-1996. The Journal of Politics, 63(4), 1230-1249.

    Heath, R. L. (2002). Comment: Issues management: Its past, present and future. Journal of Public Affairs, 2(4), 209-214.

    Heath, R. L., & Palenchar, M. J. (2008). Strategic issues management: Organizations and public policy challenges. Sage Publications.

    Hillman, A. J., Schuler, D. A., & Keim, G. D. (2004). Corporate political activity: A review and research agenda. Journal of Management, 30, 837-857. bth.

    Holburn, G. L., & Zelner, B. A. (2010). Political capabilities, policy risk, and international investment strategy: Evidence from the global electric power generation industry. Strategic Management Journal, 31(12), 1290-1315.

    Kim, J. H. (2008). Corporate lobbying revisited. Business and Politics, 10, 1-23.

    Laamanen, T., & Wallin, J. (2009). Cognitive dynamics of capability development paths. Journal of Management Studies, 46(6), 950-981.

    Lawton, T., McGuire, S., & Rajwani, T. (2013). Corporate Political Activity: A Literature Review and Research Agenda. International Journal of Management Reviews, 15(1), 86-105.

    Lawton, T., Rajwani, T., & Doh, J. (2013). The antecedents of political capabilities: A study of ownership, cross-border activity and organization at legacy airlines in a deregulatory context. International Business Review, 22(1), 228-242.

    Lux, S., Crook, T. R., & Woehr, D. J. (2011). Mixing business with politics: A meta-analysis of the antecedents and outcomes of corporate political activity. Journal of Management, 37, 223-247.

    Mack, C. S. (1997). Business, Politics, and the Practice of Government Relations. Praeger.

    Mäkelä, K., Sumelius, J., Höglund, M., & Ahlvik, C. (2012). Determinants of strategic HR capabilities in MNC subsidiaries. Journal of Management Studies, 49(8), 1459-1483.

    Mitchell, N. J., Hansen, W. L., & Jepsen, E. M. (1997). The determinants of domestic and foreign corporate political activity. The Journal of Politics, 59, 1096-1113.

    Nownes, A. J. (2006). Total lobbying: What lobbyists want (and how they try to get it). Cambridge University Press.

    Rajwani, T., & Liedong, T. A. (2015). Political activity and firm performance within nonmarket research: A review and international comparative assessment. Journal of World Business.

    Rizopoulos, Y. A., & Sergakis, D. E. (2010). MNEs and policy networks: Institutional embeddedness and strategic choice. Journal of World Business, 45(3), 250-256.

    Shaffer, B. (1995). Firm-level responses to government regulation: Theoretical and research approaches. Journal of Management, 21(3), 495-514. bth.

    Siggelkow, N. (2007). Persuasion with case studies. Academy of Management Journal, 50(1), 20-24.

    Silva, A. T. B., Caldeira, C. A., & Bandeira-de-Mello, R. (2014). Formulação e Execução de Estratégias Políticas no Setor de Etanol: Um Modelo Processual. Revista de Administração Contemporânea, 18(Edição Especial), 22-40.

    Tripathi, M. (2000). PAC contributions and defense contracting. Business and Politics, 2(1), 53-73.

    Valentim, A. (2013, November 19). 6 carreiras promissoras no setor farmacêutico. Exame.Com. http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-carreiras-promissoras-no-setor-farmaceutico

    Winter, S. G. (2013). Habit, deliberation, and action: Strengthening the microfoundations of routines and capabilities. The Academy of Management Perspectives, 27(2), 120-137.

    Yin, R. (2008). Case study research: Design and methods. Sage.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal