• Resumo

    O COMPONENTE EMOCIONAL DO ENCANTAMENTO DO CONSUMIDOR: O DESAFIO DO GRUPO DE VAREJO ALIMENTAR SUPERNOSSO EM TEMPOS DIGITAIS

    Data de publicação: 25/07/2024

    Dilema: O caso de ensino traz como questão fundamental a provocação sobre as estratégias de marketing até então utilizadas pela empresa: serão suficientes para sustentar seu crescimento ou dever-se-ia considerar focar na transformação digital?

    Objetivo educacional: Contribuir para que os alunos possam debater questões complexas e propor alternativas sobre o futuro da empresa, considerando a estratégia de negócios, a transformação digital e o comportamento do consumidor.

    Contextualização: A pesquisa para elaboração do caso utilizou como coleta de dados uma entrevista em profundidade com o vice-presidente do grupo e uma pesquisa documental, que buscou notícias e informações sobre o grupo na internet e nas redes sociais. Os resultados indicam que a utilização de heurísticas, como a ancoragem, tem um impacto significativo nas escolhas dos consumidores.

    Tema principal: As estratégias de marketing de uma empresa de varejo alimentício, o Grupo Supernosso, de Belo Horizonte (MG), considerando a perspectiva do Comportamento do Consumidor. Utiliza como bases a Teoria do Comportamento Planejado e a Teoria das Heurísticas. O caso aborda como as ações da empresa podem influenciar a decisão de compra dos consumidores, como a organização de produtos nas gôndolas e a arquitetura das lojas.

    Público: Alunos de disciplinas de marketing da graduação e pós-graduação lato sensu, além de programas de capacitação para executivos de Administração.

    Originalidade/valor: Este estudo oferece oportunidades de aprendizagem e debate sobre os impactos futuros em negócios, nos quais o diferencial competitivo é progressivamente baseado nos componentes emocionais da experiência do consumidor. O caso estimula uma reflexão crítica sobre alternativas inovadoras para sustentação do negócio frente às disrupções digitais emergentes.

  • Referências

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Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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