• Resumo

    EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES DINÂMICAS E O DESEMPENHO DE INOVAÇÃO EM STARTUPS DE BASE TECNOLÓGICA

    Data de publicação: 25/07/2024

    Objetivo: Explorar a relação entre capacidades dinâmicas e o desempenho de inovação em startups de base tecnológica.

    Metodologia: Mensuraram-se os construtos de Capacidade Absortiva, Capacidade Adaptativa, Capacidade Inovativa e Desempenho de Inovação. A coleta de dados foi realizada em 15 startups e, para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de Análise Qualitativa Comparativa (QCA).

    Resultados: Os resultados apontaram que as capacidades dinâmicas desempenham papel relevante no desempenho de inovação das startups de base tecnológica. Diferentes combinações dessas capacidades se associaram a um desempenho de inovação positivo.

    Implicações teóricas: Os resultados desta pesquisa contribuem para o avanço do conhecimento teórico no campo de estudo, fornecendo uma compreensão mais profunda das relações causais e das regularidades presentes no fenômeno investigado.

    Implicações sociais: Espera-se que a análise das capacidades dinâmicas e de seu impacto no desempenho de inovação forneça insights ao desenvolvimento de estratégias de inovação eficazes e ao crescimento sustentável de startups de base tecnológica.

    Originalidade: Embora estudos tenham explorado as capacidades dinâmicas organizacionais em diferentes contextos, ainda existem lacunas teórico-empíricas, quando se trata da compreensão da relação entre capacidades dinâmicas e o desempenho de inovação em startups de base tecnológica. Destarte, este estudo contribui com a literatura ao fornecer uma visão mais individualizada das configurações das capacidades dinâmicas em startups de base tecnológica e a sua relação com o desempenho de inovação. Ademais, utilizou-se a Análise Qualitativa Comparativa (QCA), método que combina abordagens qualitativas e quantitativas para examinar a coerência analítica de um conjunto de casos em relação às condições causais relevantes.

    Limitação e estudos futuros: Uma limitação precisa ser considerada, a saber, a amostra restrita de empresas utilizada no estudo, o que limita a generalização dos resultados, embora a investigação tenha efetivamente convidado um número alto de startups para participarem do estudo. Recomenda-se a realização de estudos futuros para avanço do conhecimento no campo das capacidades dinâmicas em startups de base tecnológica em conexão com outras variáveis, como lucratividade e crescimento, ambiente de negócios, capacidade cooperativa, volume de inovações, internacionalização e liderança estratégica, que fogem do escopo deste estudo.

  • Referências

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal