VALORES PESSOAIS E ESTRATÉGIA DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO: O CASO DAS INDÚSTRIAS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Data de publicação: 04/09/2008
Sobreviver num mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio de qualquer organização. Dentro do amplo espectro de ações da empresa para ampliar suas possibilidades competitivas enquadra-se a análise dos fatores que influenciam a cultura organizacional e como esta determina sua orientação para o mercado. Assim, é fundamental destacar a importância da análise dos valores pessoais dos dirigentes da organização, como formadores da cultura e da estratégia desta. Em função das afirmações acima, argumenta-se que analisar o grau de orientação para o mercado das empresas à luz dos valores pessoais dos gestores poderá fornecer um maior conhecimento do estilo de gestão, possibilitando um incremento da competitividade das organizações participantes do estudo. Este estudo empregou um desenho de pesquisa descritivo com uma amostra de 108 executivos das indústrias da região central do Estado do RS. Os resultados indicam que os valores pessoais foram formadores do grau de orientação para o mercado do conjunto das empresas amostradas.