• Resumo

    RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE DISCLOSURE DO CAPITAL INTELECTUAL E CARACTERÍSTICAS DAS COMPANHIAS LISTADAS NO ÍNDICE BM&FBOVESPA

    Data de publicação: 21/11/2012
    O presente estudo objetivou identificar a associação entre o nível de disclosure dos elementos componentes do Capital Intelectual (CI) e as características das empresas listadas no Índice BM&FBovespa. A amostra deste estudo foi composta por 54 companhias com maior volume de negociação na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). A pesquisa é exploratória e o procedimento de obtenção dos dados foi documental, por meio dos Relatórios da Administração referentes ao exercício de 2009. Para medir o nível de disclosure do capital intelectual utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, por meio da análise de sentenças a partir de uma métrica adaptada com base em estudos anteriores. A associação entre o nível de disclosure e as características das empresas, foi por meio da utilização da técnica de Análise de Correspondência (ANACOR), por meio da qual foram testadas três hipóteses formuladas com base nas variáveis: tamanho, rentabilidade e nível de governança corporativa. Os resultados demonstram que o nível de disclosure do capital intelectual possui associação com o tamanho e o nível de rentabilidade das empresas, já a variável governança corporativa não apresentou associação com o nível de disclosure nas empresas verificadas. No que tange ao ramo de atuação, as empresas do setor de Bens Industriais e Utilidade Pública possuem, em média, as melhores práticas de disclosure voluntário das informações acerca do CI.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal