• Resumo

    INTERNALIZATION THEORY AND THE INTERNATIONALIZATION DECISION BY BRAZILIAN FIRMS

    Data de publicação: 29/11/2013
    Este artigo avalia a aplicabilidade da teoria de internalização da empresa multinacional, baseada na Economia dos Custos de Transação (WILLIAMSON, 1985) e na abordagem de Buckley e Casson (1976), na explicação da internacionalização das empresas brasileiras. O material utilizado compreende duas listas de transações, quais sejam, a lista dos dez principais produtos exportados pelo Brasil e a lista dos produtos das dez principais transnacionais brasileiras. São definidas três dimensões relacionadas aos custos de transação: frequência das transações, incerteza e especificidade de ativos. Os resultados apontam para um índice levemente mais elevado de custos de transação para as transações que são sujeitas ao investimento direto, relativamente à média das exportações, dando assim suporte às predições da teoria.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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