• Resumo

    Uma comparação entre duas abordagens para construção de mapas perceptuais

    Data de publicação: 26/08/2011
    A construção de um mapa perceptual tem como objetivo a visualização da posição comparativa de um determinado produto ante seus concorrentes, em relação a atributos que são considerados importantes para a compra. O escalonamento multidimensional é a técnica estatística mais usada para construir mapas perceptuais, existindo duas abordagens para construção: a de composição e a de decomposição. Nesta pesquisa objetiva-se efetuar uma comparação entre as abordagens citadas, avaliando marcas próprias de supermercados, por meio de um estudo de campo descritivo em uma amostra não-probabilística de respondentes. Como resultado, verifi cou-se que a abordagem de composição trouxe resultados muito mais robustos do que a abordagem de decomposição, com os eixos do mapa nomeados como “preço” e “qualidade e variedade”. Em conclusão, sugere-se que, para elaboração de mapas perceptuais, sejam utilizadas ambas as abordagens, possibilitando resultados que permitam comparações dos valores de ajuste obtidos. PALAVRAS-CHAVE: mapa perceptual, posicionamento, escalonamento multidimensional.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal