• Resumen

    Uma comparação entre duas abordagens para construção de mapas perceptuais

    Published date: 26/08/2011
    A construção de um mapa perceptual tem como objetivo a visualização da posição comparativa de um determinado produto ante seus concorrentes, em relação a atributos que são considerados importantes para a compra. O escalonamento multidimensional é a técnica estatística mais usada para construir mapas perceptuais, existindo duas abordagens para construção: a de composição e a de decomposição. Nesta pesquisa objetiva-se efetuar uma comparação entre as abordagens citadas, avaliando marcas próprias de supermercados, por meio de um estudo de campo descritivo em uma amostra não-probabilística de respondentes. Como resultado, verifi cou-se que a abordagem de composição trouxe resultados muito mais robustos do que a abordagem de decomposição, com os eixos do mapa nomeados como “preço” e “qualidade e variedade”. Em conclusão, sugere-se que, para elaboração de mapas perceptuais, sejam utilizadas ambas as abordagens, possibilitando resultados que permitam comparações dos valores de ajuste obtidos. PALAVRAS-CHAVE: mapa perceptual, posicionamento, escalonamento multidimensional.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal