• Resumo

    GROUNDED THEORY: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2014

    Data de publicação: 11/08/2017
    A Grounded Theory surge como um caminho para a geração de teorias, desenvolvendo um estilo único que viesse atender esta questão. Após quase 50 anos de utilização nas ciências sociais, como estão os resultados das pesquisas feitas por meio da Grounded Theory no Brasil? A pesquisa é de abordagem qualitativa, de nível descritivo, baseada em investigação bibliográfica na construção do referencial teórico e de levantamento bibliométrico de 20 artigos (com classificação entre A1 e B1), encontrados em periódicos científicos nacionais e nos anais dos congressos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), publicados entre 2000 e 2014, que indicaram utilizar o método no desenvolvimento de pesquisa empírica publicada para a geração de novas teorias. Dentre os principais resultados, a conclusão é que a Grounded Theory como método de pesquisa nos artigos analisados não é aplicada de maneira uniforme, embora os autores tenham empregado as etapas e os princípios básicos que mantiveram a essência do método. Observou-se que a maioria dos artigos foram planejados e executados com base nos procedimentos metodológicos propostos pelo método, embora tenham desconsiderado alguns princípios elementares na sua construção. Todos os artigos analisados neste estudo não produziram uma teoria propriamente dita; mas sim produziram aproximações teóricas.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal