• Resumo

    EXPLORANDO O USO DO MODELO TARGET: A GESTÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS NA ÁREA DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO GOVERNAMENTAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

    Data de publicação: 11/05/2017
    Cada vez mais o tema lições aprendidas em projetos vem se fazendo presente, haja vista a sua abordagem nas instituições e a crescente produção de pesquisas acadêmicas. Modelos para Gestão de Lições Aprendidas (GLA) vêm sendo desenvolvidos, apoiados em processos e ferramentas como os softwares sociais (e.g. Wikis, Blogues e Microblogues). Considerando o problema do desuso ou do desconhecimento de processos e ferramentas para GLA nas instituições, esta pesquisa empírica tem como objetivo validar um modelo de GLA em uma instituição governamental de segurança pública. O modelo foi instanciado em uma plataforma Wiki. Este trabalho usa o paradigma de pesquisa Design Science Research (DSR) e o método de pesquisa Technical Action Research (TAR). Os resultados sugerem incrementos ao modelo instanciado na relação processos de lições aprendidas por fase do ciclo de vida do projeto, enquanto a utilidade e a facilidade no uso da Wiki foram reconhecidas pelos envolvidos que, também, consideram haver efeito positivo na eficiência e na eficácia nos processos e nas atividades do projeto. A contribuição para a teoria ocorre à medida que se confirma que investir na adoção de técnicas e ferramentas em projetos é fundamental e que é possível inovar na segurança pública brasileira por meio das boas práticas de projetos. Já a contribuição para a prática se apresenta na adoção de uma sistemática para GLA em projetos inéditos naquela instituição.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal